terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

"O sistema financeiro corrompeu a política e deu as costas à sociedade" (Inside Job)

Saudações!

Mais uma vez me deparo com as notícias sobre a Grécia: "FMI pode contribuir com 13 bi de euros em novo socorro", "União Européia quer aumentar vigilância sobre os sistemas financeiros", "Para UE e FMI, dívida grega pode se descontrolar de novo" e por ai vai.


Ao ver as notícias sobre a Grécia, lembrei da Islândia. No filme Inside Job o documentarista Charles Ferguson mosta que, ao abrir a economia para o sistema financeiro mundial, a Islândia permitiu que sua economia passasse a se basear na especulação e não somente na produção... Os bancos estrangeiros passaram a lucrar com o país, que perdeu toda a sua estabilidade econômica e o social começou a ir para o brejo. O país conheceu o desemprego, as pessoas começam a perder suas casas e o resto do processo a gente conhece bem.

Eu recomendo o filme do Ferguson, Inside Job. Você pode ver o trailer aqui:

Aqui tem uma entrevista que o diretor deu para o conta corrente:

Não sou economista e sinceramente, não entendo o que acontece... E nem vou entender tão fácil. Na escola aprendi que o dinheiro representava, literalmente, um bem... Ele tinha um quê de 'concretude' tipo tantos 'dinheiros' representa uma casa, uma moto, por exemplo. O Tesouro Nacional, deve representar tudo o que o Brasil tem, ou produz, como as exportações de soja, o petróleo e o pré-sal, a quantidade de serviços gerados e prestados pelos cidadãos... Certo? Não sei.

Até onde consigo entender o sistema financeiro é literalmente virtual. Seguramos o preço do dólar aqui, os investidores externos farão tal coisa alí, a inflação cairá e.... E eu, cá na minha ignorância, não enxergo muito bem a concretude da produção; jamais saberei de fato quanto vale o quilo do feijão.

A novela da Grécia é a novela de todos nós e ela não vai sair dessa porque o barco começou a afundar faz tempo. Estaremos todos chafurdando na lama porque o sistema financeiro dita a política mundial. O que interessa é a manutenção do capital (agora também financeiro) e não o bem estar social. Simples: aperta a Grécia porque o importante é 'ajustar as contas' do Estado visto e tratado como empresa.

P.S. Se meu entendimento sobre o sistema financeiro é muito raso, agradeço à sua linguagem - que, como a da justiça, é utilizada para excluir os simples mortais do pleno entendimento. É ferramenta de dominação. O mundo produz muito mais comida do que o necessário para alimentar a população mundial - e no entanto, a fome assola milhões de pessoas. A bolsa de valores dita as regras para quem, onde e como essa comida será distribuída; e muitas vezes vale mais a pena para os investidores queimar tudo, deixar estragar ou jogar fora, do que fazê-la chegar às pessoas que necessitam.

Nenhum comentário: